24 de julho de 2015

Resenha: Eleanor & Park


Titulo: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século

Nota: 

















Sinopse"Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo."



    Peguei esse livro para ler  com a imensa esperança de que eu iria derramar rios de lagrimas. Pois é, acho que tive uma ideia meio equivoca. Não chorei e não fiquei tão emocionada como achei que ficaria, mas em minha defesa posso dizer que a culpa é dos muitos comentários em torno dessa obra onde, para não dizer todos, a maioria das pessoas diziam que o desfecho do livro seria "absurdamente triste". O final é  realmente triste..... até certo ponto.

     Fala sobre a pobreza, bullying, entre outros empecilhos da vida.

    O livro começa a ser narrado com a volta de Eleanor para a casa da família, e se depara com mesmos problemas que a fizeram ficar fora de casa durante um ano. A mãe é submissa do padrasto, um alcoólatra drogado que bate e abusa da mãe de Eleonor que tem que assistir essas cenas junto com outros quatro irmãos.

   Eleanor é uma adolescente diferente das outras. Usa roupas largas e masculinas, cabelo ruivo e desgrenhado. Assim que sobe no ônibus escolar no seu primeiro dia de aula já é  "zoada" por sua aparência por seus novos colega. E é neste ônibus que ela conhecerá Park, um adolescente com descendência coreana e não é exatamente popular, só o suficiente para que os outros não tirem sarro dele também. Ele é de uma família convencional completamente diferente da família de  Eleanor.

    A narrativa é alternada entre o ponto de vista dos dois personagens principais, a escrita é fluida e gostosa de ler.

    É um romance leve e cativante. Se você está em busca desse tipo de leitura esse livro é uma boa pedida. Mas confesso que não gostei muito do desfecho da história. Mas enfim leia esse livro ou se já leu comente aqui em baixo sua opinião!


"Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo"



Nenhum comentário:

Postar um comentário